segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Cidade das Crianças, Culminância do Projeto: Orientação e Escola, A Combinação Perfeita!




No dia 02 de Outubro de 2013, foi realizada no Parque Cidade das Crianças, a culminância do Projeto: “Orientação Pedestre e Escola, uma combinação perfeita!”

Foi um dia perfeito, apesar do mau tempo os alunos não se intimidaram e cumpriram a missão: executaram com muita alegria o percurso de Orientação.


Com 140 alunos e 16 professores de escolas das 8  e 9 CRE’s, chegamos no Parque às 08:00  e ficamos até 14:30, nesse período os alunos tiveram uma pequena palestra de nivelamento técnico, onde  foram passado todas as informações importantes, logo após executaram os percursos. Existiam traçados diferentes, pois queríamos que as crianças tivessem mais autonomia, e não seguissem umas as outras na prática da atividade.



Da 8 CRE tivemos a presença das Escolas: Escola Municipal Coronel Corsino do Amarante, Escola Municipal Baronesa de Saavedra, Escola Municipal Presidente Rooselvet. A 9 CRE foi representada pelo Ginásio Experimental Embaixador Araujo Castro.



Executado os percursos de Orientação, as crianças trataram de se divertirem nas dependências do Parque. Realmente, não existe um nome mais apropriado, “ A cidade realmente é  propriedade delas!”

Os professores Neir Braga e Marion Costa, mentores do projeto, ficaram realmente felizes e satisfeitos, pois com os depoimentos dos alunos e os questionamentos de quando teriam oportunidade de praticarem novamente, chegaram à conclusão que o objetivo tinha sido atingido.




Os alunos aprenderam um diferente e inovador esporte, conviveram com mais naturalidade com o meio ambiente, usufruíram da oportunidade de executarem uma ação com aspectos interdisciplinares, e sentiram a necessidade de repeti-la.

 Com essa análise, se chega a conclusão que a Orientação Pedestre é uma excelente ferramenta pedagógica, uma nova possibilidade para as aulas de Educação Física Escolar e Equipamentos Desportivos de nossa cidade.

Essa é uma grande oportunidade para o nossos alunos conheçam e respeitem a Natureza com um novo olhar, e conscientizados pela questão da sustentabilidade tão falada.
 Assim, lançamos a proposta de apresentarmos esse novo esporte para outras escolas, quem sabe tê-lo nos jogos estudantis, pois ações assim engrandecem propostas pedagógicas e promovem uma educação de qualidade.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário