Corrida de Orientação
A arte de navegar por terras desconhecidas com o auxílio de um mapa
topográfico e uma bússola, onde estão marcados os percursos que
devem ser realizados no menor espaço de tempo possível. O
orientador encontrará os pontos de controle que são representados
no terreno por prismas (uma espécie de banderola coral e branca)
cuja área de localização está representada por um círculo no
mapa. É praticada em ambientes naturais como florestas, parques e
bosques.
Esporte ecológico por natureza, a prática do desporto orientação
consiste em identificar o problema, buscar a melhor solução e agir,
com isso, um dos objetivos é o exercício da memorização de forma
inconsciente.
Histórico
- Começou na Suécia por volta de 1900
- Ocupar a mente enquanto realizava uma atividade física
- Criada para solucionar problemas
- Encorajar os jovens a utilizar a natureza
- Em 1918. Major Killander, líder escoteiro, organizou as primeiras competições. Considerado o pai da orientação
- Desde 1942, a orientação é matéria obrigatória na Suécia, sendo item importante na qualidade de vida do seu povo
- Anualmente na Suécia, no mês de julho é realizado o 5 – days “O” Ringen, aproximadamente 30.000 pessoas participam
- Pode ser praticado por pessoas entre 8 – 90 anos, ambos sexos, inclusive deficientes físicos e todos dos mais diferentes níveis técnicos
- No Brasil a Orientação chegou na década de 70 com os militares
- Em 1974 torna-se matéria curricular na Escola de Educação Física do Exército
- Em 1992, a orientação passou a ser disciplina eletiva nas área de aprofundamento em desporto e em recreação e lazer da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Objetivos Gerais
- A intenção da atividade é contribuir para desenvolver a capacidade de quando apresentada uma situação problema o aluno pense sobre o que necessita ser aprendido e analisa todas as estratégias, encarando assim os erros como parte do processo de aprendizagem e através deles buscar acertos para contribuir seus conhecimentos.
Objetivos Específicos
Desenvolver as seguintes habilidades e/ou competências nos alunos:
- Noção espaço temporal
- Aproveitamento do tempo
- Solidariedade e cooperação
- Escolhas de prioridades, metas e caminhos a percorrer, resolver situações problemas
- A aprendizagem das técnicas de orientação, além de aprimorar as habilidades já desenvolvidas
- Acrescentar maior segurança e prazer às atividades de lazer junto à natureza
- Desenvolver a capacidade de deslocamento em meio natural
- Realizada em pequenos grupos heterogêneos e mistos, pretende-se promover a integração, a cooperação e a sociabilidade
Definição de termos específicos da Orientação
Bússola: Material
utilizado pelos praticantes, indica a direção do norte magnético
Azimute: Direção
para onde o atleta deve seguir
Pontos de Controle (PC):
Local onde ficam os prismas
Códigos dos Pontos:
São os números dados aos pontos de controle a partir do número 31
Cartão de Descrição:
Descreve com símbolos onde estarão os pontos de controle.
Cartão de Controle:
Local onde o atleta deve picotar seus códigos referentes ao seu
cartão de descrição
Prisma: uma espécie
de banderola coral e branca
Picotador: Material
parecido com um grampeador, que serve para marcar o cartão de
controle
Mapa de Orientação:
Mapa topográfico de uma área restrita, com coloração específica,
com definição de norte magnético e curvas de nível, com
designações em relação a escala, equidistância. Tem também
informações para os atletas, como: distância a percorrer,
categoria e cartão de descrição.
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