sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Parte 1 - Palestra 25/08/2012


Corrida de Orientação

A arte de navegar por terras desconhecidas com o auxílio de um mapa topográfico e uma bússola, onde estão marcados os percursos que devem ser realizados no menor espaço de tempo possível. O orientador encontrará os pontos de controle que são representados no terreno por prismas (uma espécie de banderola coral e branca) cuja área de localização está representada por um círculo no mapa. É praticada em ambientes naturais como florestas, parques e bosques.
Esporte ecológico por natureza, a prática do desporto orientação consiste em identificar o problema, buscar a melhor solução e agir, com isso, um dos objetivos é o exercício da memorização de forma inconsciente.

Histórico

  • Começou na Suécia por volta de 1900
  • Ocupar a mente enquanto realizava uma atividade física
  • Criada para solucionar problemas
  • Encorajar os jovens a utilizar a natureza
  • Em 1918. Major Killander, líder escoteiro, organizou as primeiras competições. Considerado o pai da orientação
  • Desde 1942, a orientação é matéria obrigatória na Suécia, sendo item importante na qualidade de vida do seu povo
  • Anualmente na Suécia, no mês de julho é realizado o 5 – days “O” Ringen, aproximadamente 30.000 pessoas participam
  • Pode ser praticado por pessoas entre 8 – 90 anos, ambos sexos, inclusive deficientes físicos e todos dos mais diferentes níveis técnicos
  • No Brasil a Orientação chegou na década de 70 com os militares
  • Em 1974 torna-se matéria curricular na Escola de Educação Física do Exército
  • Em 1992, a orientação passou a ser disciplina eletiva nas área de aprofundamento em desporto e em recreação e lazer da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Objetivos Gerais

  • A intenção da atividade é contribuir para desenvolver a capacidade de quando apresentada uma situação problema o aluno pense sobre o que necessita ser aprendido e analisa todas as estratégias, encarando assim os erros como parte do processo de aprendizagem e através deles buscar acertos para contribuir seus conhecimentos.

Objetivos Específicos

Desenvolver as seguintes habilidades e/ou competências nos alunos:
  • Noção espaço temporal
  • Aproveitamento do tempo
  • Solidariedade e cooperação
  • Escolhas de prioridades, metas e caminhos a percorrer, resolver situações problemas
  • A aprendizagem das técnicas de orientação, além de aprimorar as habilidades já desenvolvidas
  • Acrescentar maior segurança e prazer às atividades de lazer junto à natureza
  • Desenvolver a capacidade de deslocamento em meio natural
  • Realizada em pequenos grupos heterogêneos e mistos, pretende-se promover a integração, a cooperação e a sociabilidade

Definição de termos específicos da Orientação

Bússola: Material utilizado pelos praticantes, indica a direção do norte magnético
Azimute: Direção para onde o atleta deve seguir
Pontos de Controle (PC): Local onde ficam os prismas
Códigos dos Pontos: São os números dados aos pontos de controle a partir do número 31
Cartão de Descrição: Descreve com símbolos onde estarão os pontos de controle.
Cartão de Controle: Local onde o atleta deve picotar seus códigos referentes ao seu cartão de descrição
Prisma: uma espécie de banderola coral e branca
Picotador: Material parecido com um grampeador, que serve para marcar o cartão de controle
Mapa de Orientação: Mapa topográfico de uma área restrita, com coloração específica, com definição de norte magnético e curvas de nível, com designações em relação a escala, equidistância. Tem também informações para os atletas, como: distância a percorrer, categoria e cartão de descrição.



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